• Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras a partir de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

Vasinhos e varizes: causas, cuidados e tratamentos

Há muita gente que acredita que a preocupação em relação a varizes e vasinhos são apenas um luxo estético. Por outro lado, há muitas outras que sofrem em razão das dores que, por diversas vezes, desencadeiam problemas muito maiores, como o aumento do risco de doenças relacionadas a circulação sanguínea. A questão é que o tratamento de varizes pode ter um processo de medidas de cuidado bem específico ou ainda sessões para fechamento e remoção das veias. Saiba mais no artigo a seguir.

Por que surgem as varizes?

As varizes são veias que se caracterizam por seu formato tortuoso, dilatado e sem suficiências. Todas as veias são passíveis dessa situação, mas é mais convencional as varizes nas pernas e pés, em razão de muito tempo em pé ou em mesma posição, o que gera um aumento da pressão nas veias das regiões inferiores do nosso corpo.

As veias com dilatação, de forma geral, acontecem na parte da superfície da pele. A razão mais comum de varizes internas é o fator genético, que com o passar dos anos, vai se desenvolvimento e aparecendo pelo corpo. De forma menos comum, as varizes são sinais de problemas maiores que, em determinadas situações, necessitam de tratamento. Estes problemas graves incluem:

  • Coágulos sanguíneos ou bloqueamento das veias
  • Veias profundas com danificações
  • Vasos dos sangues anormais
  • Tumores – de forma extremamente rara.

Os sintomas e sinais das varizes

Dentre os sintomas das varizes, podem surgir:

  • dores
  • sensação de pernas pesadas, com maior intensidade ao final do dia
  • inchaço, de forma geral, somente os pés e tornozelos
  • prurido na pele justamente na veia com varizes
  • líquido acumulado e inchaço na perna
  • inchaço e panturrilha com dor significativa posterior a muito tempo sentado ou em pé
  • modificações na cor da pele em volta dos tornozelos e pernas
  • derme seca

Os tipos de varizes

Varizes tipo C1

Apresentação de telangectasias, que são os vasos finos em tons roxos que, de forma geral, surgem do lado da coxa ou nas proximidades do joelho, em pessoas que possuem tons de peles mais claras e que não se modificam em tamanho, nem quantidade. Iniciam-se lentamente, e caso não tratadas, as varizes se espalham pelas pernas causando uma aparência indesejada.

Varizes tipo C2

São veias com dilatação, tortuosas, sem funcionamento e causadoras de dores, da sensação de peso e de inchaços. Quando não tratadas, promovem complicações. Este tratamento de varizes também pode ser realizado com escleroterapia, injetando medicação em formato de espuma, que traz a possibilidade de utilizar uma quantidade menor de medicação em uma veia maior, ou procedimento de cirurgia de varizes, que é realizada de modo personalizado, em que cada paciente, conforme compromisso com o processo.

Varizes Tipo C3 e C4

A doença de veias é crônica, degenerativa e sem cura. Quando não tratada, a situação piora lentamente, e ainda de forma contínua, até que se iniciam as complicações. De acordo com os tipos de varizes e suas etapas evolutivas, nas fases de maior avanço como o tipo C3, surge o inchaço, que, além da impressão de peso nas pernas, se não tratado, tem evolução para C4, que é o momento em que a perna pode ficar tonalizada com pequenas manchas em tom marrom e a pele bem seca. Logo, quando a pele se destaca por essas características, e ainda prurido, podem surgir as úlceras de varizes, que são ferimentos na perna que quase não cicatrizam.

Alternativas para tratar varises e vasinhos

As varizes têm tratamento por meio de medidas cautelosas como:

  • Atividade física
  • Emagrecer
  • Não utilizar roupas apertadas
  • Erguer as pernas sempre que puder
  • Não permanecer em pé ou sentado por muito tempo

Observe também que, as pessoas que fumam, ou ainda são hipertensas arteriais e têm colesterol alto, podem, de fato, enfrentar os problemas de varizes.

Meias de compressão varizes
Meias de compressão - Uma dica válida, se recomendada por um medico, é utilizar as meias de compressão, que auxiliam no controle das varizes. Elas conseguem comprimir de forma mais forte o tornozelo e reduz a pressão até a coxa, de modo a dar a direção correto do retorno sanguíneo da veia para o coração.
Tratamento natural varizes
Tratamentos naturais - O tratamento natural para varizes, por exemplo, requer infusões exóticas como de mirtilo, calêndula, ou ainda gel de aloe vera e alguns óleos específicos para as práticas de massagem, que também auxiliam de maneira efetiva no alívio das dores e na circulação do sangue.
Medicamento para varizes
Medicamentos para varizes - Os medicamentos mais usados para o tratamento de varizes são na forma de cremes e cápsulas. Eles buscam melhorar a circulação do sangue para assim amenizar os sintomas das varizes. O uso dos medicamentos deve ser feito sob recomendação médica.

Produtos para vasinhos e varizes

Existem diversos produtos que amenizam e tratam os problemas de varizes. Conheça a nossa linha de cremes, como o Vein Away Plus, além de cápsulas e opções de produtos para tratar varizes e vasinhos.