• Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras a partir de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

Tricologia capilar: o que é e como fazer?

Se você é mais uma vítima da queda de cabelo e tem a preocupação de que esse problema vai afetar negativamente a sua beleza, temos boas notícias. Você já ouviu falar na tricologia capilar? Vamos dissecar esse tema bastante discutido em consultórios e salões de beleza não só no Brasil, mas também no mundo afora, quando o assunto é estética e cuidados pessoais.

O que é tricologia capilar

Antes de mais nada, vamos entender o que significa “tricologia”. Essa palavrinha vem do grego “estudo dos fios” e é o ramo que trata de cuidar das nossas madeixas e pelos do corpo. Estudos mostram que essa área surgiu no início do século passado, juntamente com o aumento da preocupação da sociedade contemporânea com a estética pessoal.

A tricologia capilar reúne diferentes profissionais em busca de um mesmo objetivo: a saúde do cabelo. Entre eles, podemos citar:

tricologia-capilar
  • Cabeleireiros;
  • Médicos;
  • Nutricionistas;
  • Esteticistas;
  • Químicos;
  • Biomédicos.

Reunindo especialistas de saúde e estética, a tricologia estuda e combate doenças do couro cabeludo, como a queda de cabelo, calvície, caspa e foliculite, por exemplo. Apesar de não representarem grandes riscos à saúde do homem ou da mulher, sua preocupação está ligada à autoestima do indivíduo, que pode ficar comprometida, diminuindo sua qualidade de vida.

Como a tricologia capilar combate a queda de cabelo

Dentre as maiores preocupações da tricologia capilar, encontram-se a queda de cabelo e o tratamento para calvície. Se você está passando por algum desses problemas, a primeira coisa a se fazer é procurar um especialista da área, como um dermatologista ou cabeleireiro, por exemplo.

Através da tecnologia e estudos de caso a caso, a tricologia foi capaz de aprimorar métodos cada vez mais eficientes para resolverem os problemas relacionados aos cabelos. Entre as soluções desenvolvidas, podemos mencionar produtos para a queda de cabelo como o Trioxidil, por exemplo.

Esse fármaco já é conhecido não só por aqueles que buscam maior volume no couro cabeludo, mas também por homens que desejam desenvolver sua barba. Ele estimula o crescimento dos fios, além de promover a circulação de sangue nas áreas de aplicação.

Outros tipos de tratamento

tratamento-para-calvicie

A tricologia capilar também promove outros tratamentos para os distúrbios do couro cabeludo. Terapias à laser, com dermaroller, ou até mesmo orais, com o consumo de vitaminas e minerais que auxiliarão na saúde dos cabelos.

Mais uma vez ressaltamos a importância em se consultar um especialista da área, pois apenas ele poderá fazer um diagnóstico correto e recomendar a melhor opção para o seu caso.

Algumas dicas básicas para os cuidados com os cabelos também são muito importantes para o tratamento da calvície e outros distúrbios. Confira:

  • Sempre massageie o cabelo ao lavá-lo! Com as pontas dos dedos, realize movimentos circulares no topo da cabeça. Isso irá proporcionar uma lavagem mais eficiente, além de promover a circulação sanguínea na região e o crescimento saudável dos fios.
  • Utilize os produtos corretos para o seu tipo de cabelo e evite usá-los na raiz do cabelo. O acúmulo de resíduos dificulta a circulação do sangue e por consequência o desenvolvimento dos fios.