• Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras a partir de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

Sarna: o que é e como tratar

A sarna é uma doença de pele que se apanha com uma grande facilidade, pois passa-se através do contacto com simples objectos e de pessoa para pessoa, sendo um ácaro que vive sem hospedeiro até 36 horas. Saiba mais a seguir sobre essa doença e opções de tratamento.

O que é sarna?

A sarna ou escabiose é a existência de um ácaro que pode ser transmitido através do contato da pele ou entre objetos comuns como toalhas. A sarna é contagiosa e causa um prurido (coceira) extremo na pele, causando o aparecimento de erupções na pele devido à presença dos ácaros. A escabiose vive na pele do hospedeiro, permitindo que os ácaros coloquem ovos dentro da pele e esta se espalhe rapidamente. Um ácaro pode colocar durante a sua vida 40 a 50 ovos. A sarna pode sobreviver sem contato com um hospedeiro por até 36h.

A transmissão da sarna

A escabiose é transmitida por contato físico com uma pessoa ou objeto infectado. Os ácaros não podem saltar ou voar a partir de uma pessoa para outra. Portanto, para existir a ocorrência da infecção, terá de haver contato com o ácaro anteriormente. O tempo que demora até se perceber que tem sarna varia de pessoa para pessoa, dependendo da quantidade de ácaros que tem. Devido à sarna poder viver até 36 horas sem contato com um hospedeiro, pode também ser passada através de objetos do dia a dia como roupa de cama, toalhas, ou roupa que outra pessoa tenha usado, sendo assim uma doença muito contagiosa.

Quais são os sintomas da sarna?

Os sintomas comuns da escabiose são o coceira intensa e erupção cutânea em áreas do corpo onde os ácaros se alojem.

Túneis de ácaro

Estes podem ser vistos na pele como linhas finas, escuras ou prateadas cerca de 2-10 mm de comprimento. As áreas mais comuns onde pode ver as linhas são na pele solta entre os dedos e a superfície interna do punho e da mão. Em princípio, a sarna pode ocorrer em qualquer lugar da pele, mas geralmente prolifera nas zonas mais quentes do corpo.

Produto para Sarna

Comichão

Muitas vezes, as mãos são afetadas primeiro, depois acaba por se espalhar para outras zonas do corpo. A comichão será sempre mais forte à noite ou depois de um banho quente, impossibilitando mesmo as pessoas de dormirem durante a noite. O corpo poderá também apenas reagir aos ácaros após 4 a 6 semanas da infecção.

Erupção cutânea

As erupções cutâneas são geralmente visíveis após o prurido cutâneo ter sido iniciado. Muitas vezes, é visto como uma erupção vermelha manchada que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. O prurido pode aparecer como marcas alongadas sobre o corpo, tipicamente de 1 cm ou menos, e parecidos a uma linha prateada na superfície da pele afectada.

A maioria das pessoas que sofrem de escabiose tem erupções no interior coxas, barriga, nádegas, nas axilas e, nas mulheres, entre ou sob os seios. Basicamente, a sarna pode provocar erupção cutânea em todo o corpo, exceto a cabeça (excepcionalmente). Os idosos, crianças pequenas ou pessoas com um sistema imunológico baixo, pode sofrer uma tentativa dos ácaros atacarem a cabeça ou pescoço.

A erupção às vezes pode ser confundida com outras doenças de pele, por isso é importante examinar a pele para que esta seja ou não diagnosticada com sarna.

Erupção cutânea em homens

Nos homens, a erupção cutânea também afeta a pele nos genitais (pênis ou testículos).

Erupções em infantes ou crianças

Em crianças pequenas a sarna causa erupções no rosto, cabeça, pescoço, couro cabeludo, palmas das mãos e plantas dos pés. Em lactentes a sarna pode causar bolhas. Um sintoma típico de escabiose em recém-nascidos ou crianças são pequenas bolhas sob o pé.

Cortes ou feridas

Estes ocorrem devido a coçar intensamente a pele. Em alguns casos, a pele danificada é infectada com bactérias, e desenvolve uma inflamação cutânea.

Comichão e erupção

É o mais frequente sintoma da sarna e acontece como reação alérgica aos ácaros e aos seus ovos, saliva e fezes. Estes sintomas aparecem após 2 a 6 semanas de ser infectado com escabiose, e podem permanecer até 2 a 4 semanas após o ácaro estar morto.

Crostas espessas sobre a pele

Se as feridas não forem tratadas devidamente, criam crostas espessas, que são basicamente a casa para 100 a 1000 ácaros e mais os seus ovos. Com tantos ácaros na pele, o prurido será impossível de suportar, devendo evitar atingir um ponto tão extremo desta doença.

Como posso tratar a escabiose?

É importante tratar a sarna o mais rápido possível, não só por esta ser altamente contagiosa e se espalhar rapidamente, mas também pela gravidade que pode atingir se não for tratada. Se deixar a sarna atingir um estado muito avançado, que origine crostas espessas da pele, deverá contactar o médico para conseguir tratar.

Pode tratar a sarna em estados iniciais com cremes, antibióticos, pomadas, sabonetes para sarna e loções. Confira nossas opções de produtos no menu do site.