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Probióticos

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Probióticos

Já ouviu falar em probióticos? Provavelmente já, em alguma publicidade relacionada a produtos alimentares. Talvez seja um consumidor atento que procura ter a alimentação mais equilibrada e segura possível, procurando introduzir probióticos propositalmente em sua dieta.

Os probióticos são muito importante para o normal funcionamento e estado da nossa flora intestinal. Existem no mercado tanto os alimentos probióticos, quanto medicamentos que ajudam nessa função de regular a flora bacteriana.

Mas afinal, O que são os probióticos?

Os probióticos não são mais que microrganismos ou bactérias vivas que são benéficas para o portador. Segundo a Organização Mundial de Saúde os probióticos são “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”.

Estas bactérias boas têm, acima de tudo, um enorme benefício para a saúde do intestino, ajudando a regular a flora intestinal*. O consumo de alimentos probióticos tem muitos benefícios no controlo de problemas intestinais como diarreias ou prisão de ventre*. Ao controlar a flora bacteriana do nosso intestino, os probióticos são ainda benéficos no que diz respeito a manter os níveis de colesterol nos valores aconselhados*. Isto acontece porque os alimentos probióticos vão ajudar a reforçar o sistema imunológico*. Desta forma, com as defesas sempre no melhor nível, vai dificultar o trabalho dos vírus e dos elementos agressores da sua saúde. Uma simples constipação ou uma gripe vão ter muito mais dificuldades em atacar o seu organismo que se encontra protegido pela ação dos probióticos.

Quando consome alimentos probióticos está ajudando o seu organismo nos mecanismos digestivos, como a absorção de nutrientes.

Os probióticos são, essencialmente, grupos de bactérias boas que servem para combater as bactérias más que podem atacar o nosso organismo. Estas bactérias más, como é o caso da Salmonela e a E. coli., são muito prejudiciais ao sistema imunológico e responsáveis por infecções e problemas intestinais muito desagradáveis.

Benefícios dos alimentos probióticos

Estas bactérias boas que podem ser consumidas todos os dias vão trazer vários benefícios ao nosso organismo. Alguns destes podem incluir:

  • Melhor digestão dos alimentos;
  • Menos azia e outros problemas digestivos;
  • Regulação da flora intestinal;
  • Limpar diversas toxinas;
  • Combate de doenças intestinais (como a síndrome do intestino irritável, doença de chron ou colite);
  • Aumenta a absorção de nutrientes essenciais feita ao longo do tubo digestivo;
  • Reduz a absorção de moléculas responsáveis pelo mau colesterol;
  • Combate problemas como a candidíase, hemorróidas e infecções urinárias graças à produção de antibióticos naturais que são depois absorvidos para a corrente sanguínea;
  • Aumento da eficácia do sistema imunológico devido ao aumento da produção das células responsáveis pela defesa do organismo.

Bactérias Boas!?

Sim! Leu corretamente! Os probióticos são, de fato, bactérias boas. Com origem grega, probiótico significa pró-vida, justificando assim serem conhecidos por bactérias boas, porque protegem a vida e a flora intestinal. Diferente do termo antibiótico, como o nome indica, contra a vida, sendo administrados nos casos de infecções mais graves causadas por bactérias que fazem mal ao nosso organismo.

Atualmente, os alimentos probióticos possuem um efeito benéfico para a flora bacteriana do nosso sistema digestivo. Os suplementos probióticos também são bastante conhecidos pelos mesmos efeitos. É possível comprar probióticos em alimentos, em cápsulas de probióticos e ainda sob a forma de suplementos probióticos e estes, quando ingeridos em quantidade apropriada, podem ajudar a trazer muitos benefícios para os indivíduos*.

Como funciona a flora intestinal

Para melhor entendermos o efeito dos probióticos no nosso organismo, devemos entender como funciona a flora intestinal que tanto tem a ganhar com o consumo de alimentos probióticos.

A flora intestinal, cujo nome científico é microbiota intestinal, é um grupo de bactérias que habitam no nosso intestino. A função destas bactérias no intestino é ajudar nos vários processos e funções que acontecem de forma natural no nosso organismo. Funções como a digestão dos alimentos que ingerimos são auxiliadas pelas bactérias que constituem a flora intestinal. Além disso, estas bactérias vão controlando o desenvolvimento daqueles microrganismos que podem causar problemas intestinais e ainda doenças mais graves.

Para entendermos melhor, é importante saber que a flora intestinal está dividida em dois tipos diferentes: a flora intestinal permanente e a flora intestinal transitória.

A permanente está ligada às células que vivem na mucosa (nas paredes) do nosso intestino. Esta tem vários microorganismos residentes que depois proliferam de modo a manter tudo sob controlo de acordo com a ameaça em questão.

Já a flora intestinal transitória não está ligada à mucosa intestinal. Esta flora intestinal tem origem na seção superior do trato digestivo e vai variando de acordo com o tipo de alimentação que temos diariamente.

Assim, é extremamente importante ter cuidados com a flora intestinal uma vez que esta tem uma enorme influência na nossa saúde geral. Ao fazermos isto, estamos prevenindo problemas e doenças que podem se tornar graves no futuro. O nosso sistema digestivo está repleto de bactérias de todos os tipos que fazem do corpo humano o seu hospedeiro (a sua casa). A maior parte destas bactérias encontra-se no cólon, a parte mais longa do intestino grosso. Dependendo do tipo de bactérias e das defesas do nosso organismo naquele momento, podemos ter problemas.

Quando existe um desequilíbrio da nossa flora intestinal estamos colocando a saúde do nosso organismo em perigo. Desta forma, manter uma alimentação equilibrada, que também inclua alimentos probióticos é de extrema importância.

Por exemplo, o hábito de mastigar os alimentos lenta e eficazmente é muito importante porque caso não o faça, estes vão chegar mal digeridos ao intestino (uma vez que os ácidos do estômago vão ter mais dificuldade em dissolver os alimentos) e vão dar origem a problemas como uma deficiente absorção dos nutrientes contidos nos alimentos (uma vez que o nosso organismo tem mais facilidade em absorver partículas simples e mais pequenas). Além disso, quando o alimento é mal digerido, vai haver uma maior proliferação de células nocivas ao organismo devido à fermentação dos alimentos mal mastigados.

Suplementos Probióticos

Nem sempre as bactérias do nosso corpo são eficazes na proteção do nosso organismo e, nesses casos, temos de ser os responsáveis por dar uma ajuda a algumas funções naturais do corpo.

Assim, os suplementos probióticos podem ser uma boa opção. Pode encontrar suplementos probióticos que se adaptem às suas necessidades e tomá-los de acordo com o que pretende regularizar.

De uma forma geral, os suplementos probióticos devem ser tomados de forma regular. Por que? A regularidade no consumo de probióticos vai ajudar a flora intestinal a funcionar de forma mais regular*.

Em relação a quantidade indicada de suplemento probiótico não é fácil generalizar, uma vez que as próprias marcas de probióticos dão instruções sobre a recomendação adequada. No entanto, para que os efeitos dos suplementos probióticos sejam completamente benéficos, importante que a ingestão seja feita de forma regular e contínua. Só desta forma poderá começar a sentir os efeitos destas bactérias boas*.

Em casos do consumo esporádico, os suplementos probióticos não garantem um correto funcionamento já que vão apenas passar pelo trato intestinal, sem garantias de alcançar e constituir a flora intestinal. Além disso, quando uma pessoa deixa de consumir probióticos, os efeitos destas bactérias vão, aos poucos, desaparecendo.

O conselho é que os suplementos probióticos sejam tomados uma vez por dia. Pode escolher tomá-los, por exemplo, no momento do almoço, todos os dias, de forma que crie uma rotina para não esquecer.

O suplemento probiótico Digestive Science Probióticos para Melhor Digestão foi concebido para ajudar a manter e regular o funcionamento do sistema digestivo*. Ajuda a manter uma flora intestinal equilibrada* e a estimular o sistema imunológico* uma vez que contém 10 espécies diferentes de bactérias “saudáveis”.

Sabemos que os intestinos fazem parte do órgão mais comprido do sistema imunológico, e estes são facilmente atingidos por más bactérias que comprometem a saúde geral da pessoa. O EMUAID Probiótico Primeira Defesa é um suplemento probiótico de bactérias saudáveis que podem ajudar a defender o seu sistema imunológico*. Este suplemento pode ajudar a restaurar o equilíbrio natural das boas bactérias no trato digestivo e manter um sistema imunológico saudável*. Pode ainda ajudar a melhorar a saúde em geral e a combater as infecções virais e fúngicas*.

Os benefícios dos probióticos são vários e indiscutíveis. No entanto, importa manter sempre a sua saúde vigiada e controlada, visitando o seu médico de família todos os anos. Se está pensando em introduzir cápsulas de probióticos na sua rotina diária, é aconselhado uma consulta com o seu médico para discutir esta questão antes de iniciar o consumo desses suplementos.

Alimentos probióticos

Sabe onde encontrar probióticos nos alimentos do seu dia a dia? Talvez até os consuma de forma rotineira sem nem perceber. Da próxima vez que for às compras faça um exercício simples e tente identificar os alimentos que contêm probióticos. Talvez se surpreenda!

Alguns exemplos de probióticos são os conhecidos Lactobacillus acidophillus, L. casei e L. bifidum que acabam por fazer parte de alguns alimentos que consumimos de forma frequente e regular sem sabermos. Estes probióticos são acrescentados nos alimentos e estes passam a ser chamados alimentos probióticos.

Os probióticos podem ser parte componente de alguns alimentos industrializados muito comuns no mercado, como alguns leites fermentados e ainda iogurtes. Podem ainda ser consumidos através de alimentos fermentados de forma caseira como queijos, bebidas de fruta, picles e o kefir. Determinados produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, que podem ser comprados em lojas especializadas, também são considerados alimentos probióticos.

Estes alimentos probióticos, quando consumidos de forma regular, podem melhorar o trato intestinal. São especialmente indicados para pessoas que têm queixas frequentes relacionadas com o intestino. Os alimentos probióticos podem ser muito benéficos para aquelas pessoas que sofrem de prisão de ventre ou constipação, mas também são aconselhados para pessoas que sofrem com diarréias (principalmente aquelas diarreias causadas pelo consumo de medicamentos antibióticos).

Para as pessoas que procuram regular a flora intestinal e o funcionamento do intestino, aconselha-se o consumo de alimentos probióticos pelo menos uma vez por dia, de forma regular e consistente. Se o fizer, pode começar a ver os primeiros sinais ao fim de apenas sete dias.

É ainda fundamental que inclua vitaminas na sua dieta de forma a ajudar o trabalho dos probióticos e manter o corpo livre de elementos perigosos e bactérias maliciosas. Uma dieta rica e equilibrada só tem benefícios para o reforço do sistema imunológico.

*É importante notar que os resultados dos nossos produtos vão variar de indivíduo para indivíduo. Deve sempre usar ou tomar os nossos produtos em conjunto com uma dieta equilibrada e uma prática regular de exercício físico. Todos os comentários de clientes encontrados neste website, são verdadeiros.

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