• Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras a partir de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

Probióticos: como funcionam e por que tomar

Muitas pessoas buscam informações sobre os probióticos, seja para ter uma dieta mais saudável, seja por que ouviram falar sobre os benefícios do mesmo no organismo, ou mesmo para equilibrar o organismo. Uma coisa é certa cada dia é maior o numero de adeptos a este tipo de produto. A introdução de probióticos na dieta ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, regulando a flora intestinal e consequentemente ajudando todo o organismo.

O que são os probióticos?

Para a organização mundial de saúde, probióticos são: "organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro". Os probióticos ajudam a regular a flora intestinal, sendo que com isso colaboram com a diminuição de problemas intestinais, como: diarreia e prisão de ventre.

Ingerir alimentos probióticos também colabora para manter os níveis dentro de padrões aceitáveis. Isso ocorrem devido ao reforço que o nosso sistema imunológico recebe quando utilizamos alimentos probióticos. O uso destes produtos também colabora para manter um corpo mais saudável, e assim mais resistente aos vírus e outros tipos de ataques oportunistas ao nosso sistema imunológico. O uso de probióticos ajuda na digestão, facilitando a absorção mais completa dos nutrientes necessários para o nosso dia a dia.

Cada vez que colocamos um probiótico em nosso organismo é como se estivéssemos reforçando nossas barreira, colocando mais bactérias boas na luta por um corpo saudável. As bactérias ruins, como salmonela, E. Coli e outras, sempre vão estar tentando atacar nosso organismo, porém com o uso dos probióticos estaremos sempre com um sistema imunológico forte para resistir aos ataques.

Bactérias boas

A primeira reação das pessoas é não entender direito como pode existir bactérias boas, porém elas existem sim, os probióticos são nada mais nada menos que este tipo de bactérias. O nome probióticos significa: pro-vida, ou seja são para proteger a vida da flora intestinal, da mesma forma que os antibióticos são contra a vida e usado para eliminar as bactérias nocivas. Devido a ação de fortalecimento da flora intestinal os probióticos foram rapidamente difundidos, sendo que hoje é muito fácil adquirir todos os benefícios deste produtos através de capsulas de fácil ingestão.

Benefícios dos alimentos probióticos

  • Regula da flora intestinal;
  • Combate de problemas como a candidíase, hemorróidas e infecções urinárias graças à produção de antibióticos naturais;
  • Aumenta a absorção de nutrientes essenciais feita ao longo do tubo digestivo;
  • Reduz a absorção de moléculas responsáveis pelo mau colesterol;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Melhor digestão;
  • Limpar de toxinas;
  • Menos azia e outros problemas digestivos;
  • Aumento da eficácia do sistema imunológico devido ao aumento da produção das células responsáveis pela defesa do organismo.

Como funciona a flora intestinal

Conhecida cientificamente como microbiota intestinal, a flora intestinal é formada pelas bactérias que vivem em nosso intestino. As bactérias são responsáveis por várias funções, como digestão, controle do desenvolvimento de outros microrganismos nocivos ao nosso corpo e manter um intestino saudável.

Existem basicamente dois tipos de flora intestinal, a flora permanente e a transitória.

Flora intestinal permanente

A flora permanente é composta por microrganismos mais resistentes que vivem na parede do intestino (mucosa), se proliferando de acordo com as necessidades do organismo e sendo responsável por manter tudo sob controle.

Flora intestinal transitória

Não estando ligada a mucosa intestinal, a flora transitória esta mais ligada a porção superior do aparelho digestivo, variando muito na sua composição de acordo com os alimentos que ingerimos no dia a dia.

Equilíbrio da flora intestinal

Conhecendo nossa flora intestinal entendemos como o cuidado para manter uma flora intestinal saudável pode ajudar o corpo como um todo. Nosso organismo está cheio de bactérias boas e ruins, sendo que a maioria esta localizada no intestino grosso, mais precisamente no colón. Estamos constantemente lutando para que nosso organismo não seja atacado e o uso de probióticos pode ajudar no fortalecimento de nossas barreiras.

Qualquer tipo de desequilíbrio na flora intestinal pode abrir caminho para nosso corpo ser atacado, e por isso manter um dieta saudável e utilizar probióticos vão nos ajudar a manter nosso sistema imunológico forte.

Existem outras atitudes que podemos tomar para ajudar a manter nosso sistema saudável, umas delas é mastigar corretamente os alimentos, isso por que a quebra dos alimentos ajuda na digestão. Todos sabemos que nosso corpo absorve com mais facilidade partículas simples, sendo que caso os alimentos não tenham sido mastigados devidamente, o estomago terá mais dificuldade em digeri-los, consequentemente este alimentos podem fermentar no intestino gerando a multiplicação de microrganismos nocivos.

Suplementos Probióticos

Nem sempre nosso corpo consegue nos oferecer a proteção que necessitamos, sendo assim é necessário o uso de suplementos para ajudar o corpo em suas funções. Os suplementos probióticos ajudam a regularizar as funções do seu organismo e tendo comodidade para se adaptar a sua rotina. O uso destes produtos deve ser regular, isso por que o que se busca é um funcionamento regular e frequente do intestino, sendo que só se consegue isso com uma flora intestinal saudável.

A regularidade é muito importante, isso por que quando fazemos um uso esporádico destes suplementos, eles vão apenas passar pelo organismo, sem desenvolver bactérias boas. Além disso, quando paramos de usar os probióticos, ao longo do tempo as bactérias boas vão desaparecendo. Aconselha-se a tomar este suplemento sempre pela manhã durante o café, isso ajuda a criar uma rotina saudável para o seu corpo.

O Digestive Science Probióticos para Melhor Digestão é um suplemento probiótico desenvolvido para regular e manter em ordem o sistema digestivo. Colabora com o sistema imunológico mantendo uma flora intestinal com saúde.

Sendo um dos maiores órgãos do corpo humano, o intestino é também uma das maiores portas para ataques por bactérias. Produtos como o EMUAID Probiótico Primeira Defesa ajudam a manter esta estrutura saúdavel e livre de ataques. Mantendo a flora intestinal saudável e mantendo o numero de bactérias nocivas sob controle, os suplementos probióticos ajudam no funcionamento geral do corpo.

Os benefícios dos probióticos são vários e indiscutíveis. No entanto, importa manter sempre a sua saúde vigiada e controlada, visitando o seu médico de família todos os anos. Se está pensando em introduzir cápsulas de probióticos na sua rotina diária, é aconselhado uma consulta com o seu médico para discutir esta questão antes de iniciar o consumo desses suplementos.

Alimentos probióticos

Sabe onde encontrar probióticos nos alimentos do seu dia a dia? Talvez até os consuma de forma rotineira sem nem perceber. Da próxima vez que for às compras faça um exercício simples e tente identificar os alimentos que contêm probióticos. Talvez se surpreenda!

Alguns exemplos de probióticos são os conhecidos Lactobacillus acidophillus, L. casei e L. bifidum que acabam por fazer parte de alguns alimentos que consumimos de forma frequente e regular sem sabermos. Estes probióticos são acrescentados nos alimentos e estes passam a ser chamados alimentos probióticos.

Os probióticos podem ser parte componente de alguns alimentos industrializados muito comuns no mercado, como alguns leites fermentados e ainda iogurtes. Podem ainda ser consumidos através de alimentos fermentados de forma caseira como queijos, bebidas de fruta, picles e o kefir. Determinados produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, que podem ser comprados em lojas especializadas, também são considerados alimentos probióticos.

Estes alimentos probióticos, quando consumidos de forma regular, podem melhorar o trato intestinal. São especialmente indicados para pessoas que têm queixas frequentes relacionadas com o intestino. Os alimentos probióticos podem ser muito benéficos para aquelas pessoas que sofrem de prisão de ventre ou constipação, mas também são aconselhados para pessoas que sofrem com diarréias (principalmente aquelas diarreias causadas pelo consumo de medicamentos antibióticos).

Para as pessoas que procuram regular a flora intestinal e o funcionamento do intestino, aconselha-se o consumo de alimentos probióticos pelo menos uma vez por dia, de forma regular e consistente. Se o fizer, pode começar a ver os primeiros sinais ao fim de apenas sete dias.

É ainda fundamental que inclua vitaminas na sua dieta de forma a ajudar o trabalho dos probióticos e manter o corpo livre de elementos perigosos e bactérias maliciosas. Uma dieta rica e equilibrada só tem benefícios para o reforço do sistema imunológico.