• Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras a partir de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

Pelos encravados: como surgem e como evitar?

No seu ciclo de crescimento, os pelos podem crescer para os lados ou para fora da pele, ou mesmo enrolarem-se para dentro, causando inflamação e dor. Os pelos encravados podem ser muito difíceis de serem eliminados e podem ainda permanecer mesmo se raspar ou usar a cera novamente. Com o uso de um tratamento para os pelos encravados, você poderá eliminar os sinais visíveis dos pelos encravados e reduzir a possibilidade de voltarem a aparecer no futuro.

O que são pelos encravados?

Os pelos encravados são aqueles fios que não crescem, destacando-se por se curvar e fazer o caminho contrário do crescimento. Isso faz com que eles penetrem na pele de forma inversa, e a consequência disso é a inflamação. Este fato acontece de maneira mais comum em pessoas afrodescendentes, por terem predisposições genéticas a cabelos e pelos mais enrolados e grossos. Mas não deixa de ser, também, uma complicação natural em reação a depilação com giletes e cera. De forma geral, as áreas prejudicadas são as virilhas, nuca, axilas, sendo bastante recorrente também pelos encravados nos glúteos, pelos encravados na perna e afins.

Como e por que surgem os pelos encravados?

Ao passo que o pelo não encontra formas de romper a pele com o intuito de continuar o crescimento, surgem pequenas bolas vermelhas de pelo encravado inflamado na pele. Isso é muito comum nas regiões de maiores sensibilidades do corpo. Tanto a virilha feminina e a pele facial dos homens encravam de modo muito natural, e esse fato necessita de cuidados específicos para que não infeccionem e resultem na foliculite.

A questão é que, quanto maior a irregularidade do pelo, mais facilidade este encontra para a ocorrência do encravamento. Uma forma de tentar evitar que isso aconteça é utilizar técnicas depilatórias que não prejudiquem a pele, e alguns tratamentos diários.

Este é um problema geral e, quando eles aparecem de forma mais frequente, é possível que isso seja uma doença de pele, maior que somente um problema estético, mas um artefato prejudicial para a saúde.

A foliculite, por exemplo, é caracterizada por inflamar um ou mais folículos que estruturam os pelos. Ela pode prejudicar tanto os homens, quanto as mulheres.

São diversas as razões que geram a foliculite, mas em geral, todos os motivos se relacionam ao tipo do pelo. Geralmente, pessoas que têm pelos crespos e peles de grossuras maiores, tendem ao desenvolvimento de inflamações, por não existir sensibilidade para o rompimento do pelo, e seu devido crescimento.

Entretanto, existem diversos hábitos que podem ser estímulos do surgimento do problema. Foliculite pode ser instigada pelo fato simples de friccionar a pele na roupa ou posteriormente ao barbear. Em grande parte dos casos, os folículos relacionados aos pelos têm infecção com bactérias. Os sinais mais naturais são erupções cutâneas, prurido e, ainda, a secreção nos orifícios de surgimento dos pelos.

Como evitar pelos encravados?

Siga as dicas a seguir, e consiga um resultado positivo em como evitar pelos encravados:

Evitar roupas coladas ou muito apertadas

Tanto os elásticos das calcinhas e calças que se ajustam muito ao corpo promovem o atrito em relação a pele, o que proporciona uma irritação dos poros. A utilização das roupas desse estilo deve ser evitada, de forma principal, após depilações.

Limpeza adequada

Os pelos encravados internos podem ser tratados com uma limpeza correta, no antes e pós de eliminação dos pelos. A lavagem da parte específica com sabonete antisséptico é a melhor dica de como eliminar pelos encravados, juntamente do enxágue com água em temperatura fria e ainda o uso de hidratantes e calmantes posteriores ao processo são ações que reduzem a incidência do problema.

Depilação a laser ou fotodepilação

Logo que surjam as lesões do encravamento, mesmo utilizando os métodos de prevenção, é válida a procura por soluções permanentes como a depilação a laser ou fotodepilação.

Como a ShytoBuy pode ajudar você

A ShytoBuy disponibiliza produtos como o Ingrow Go, loção esfoliante para pelos encravados. Confira esse e outros produtos no menu do site.