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Os superalimentos e seus benefícios

Provavelmente você já ouviu falar sobre eles antes, mas não sabe como eles agem no organismo e para que servem. Os superalimentos proporcionam saúde e energia para o corpo, além de serem grandes aliados do processo de perda de peso. Continue lendo para conhecer mais sobre essas fontes naturais de nutrientes!

Para que servem os superalimentos?

Os superalimentos são ótimos para o corpo, tanto internamente como externamente. Eles contêm grandes quantidades de nutrientes e poucas calorias, oferecendo assim mais saúde e energia para corpo, além de ajudar a perder peso e a ter pele e cabelo mais bonitos. Outro benefício é que combatem muitas doenças e problemas de saúde em geral. Para ter resultados positivos, basta ingerir quantidades moderadas, visto que até mesmo pequenas porções na sua rotina já te garante muitos benefícios!

Frutas e legumes

A maioria dos superalimentos é composta de frutas e legumes. Como:

  • Mirtilo: esta pequena fruta silvestre é muito saborosa e pode ser ingerida de várias maneiras, como no seu estado normal ou através de sumos com outras frutas. Os mirtilos são fontes de fibras e vitamina C, que ajudam a perder peso e ter um corpo saudável.
  • Abacate: rico em vitaminas, antioxidantes e minerais, o abacate é uma ótima fruta para nutrir a pele e cabelo, além de dar mais energia para o corpo e facilitar a absorção de outros nutrientes.
  • Cacau: o consumo desta fruta libera endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, ele ajuda a reduzir a pressão arterial. Dessa forma, quando for comer chocolate, prefira os com menos açúcar e mais porcentagem de cacau.

Há muitos legumes poderosos que, diferentemente do que a maioria pensa, contêm mais nutrientes do que até mesmo os produtos de origem animal.

  • Couve: a couve tem mais vitamina C que uma laranja, e mais ferro que um bife! Os altos níveis de ácidos graxos e ômega-3 existentes na couve ajudam a combater e aliviar os sintomas de doenças auto-imunes e da artrite.
  • Batata doce: além de ser muito saborosa e poder ser cozinhada de várias maneiras, a batata doce é rica em vitamina A, fibra e antioxidantes.

Proteínas

As proteínas podem ser de diferentes origens, mas as mais saudáveis são as de origem vegetal e orgânicas. Algumas delas são:

  • Quinoa: é um cereal, grão e semente que não contém glúten, ou seja, é ideal para as pessoas que não podem ter glúten em sua dieta. Por causa do seu alto nível de magnésio, a quinoa ajuda a aliviar as dores de cabeça.
  • Iogurte: sendo de soja ou produtos lácteos, o iogurte contém probióticos fundamentais para o nosso corpo, que podem controlar as bactérias do nosso organismo, mantendo somente as boas bactérias. É possível comer com aveia, frutas, sementes e cereais para juntar muitos superalimentos em uma só refeição!
  • Salmão: O salmão também é muito rico em nutrientes, principalmente ômega-3, magnésio, cálcio e vitaminas. Comer salmão duas vezes por semana já é o suficiente para usufruir de seus benefícios, como redução do risco de ter ataques cardíacos e de alguns tipos de câncer.
  • Ovos: os ovos contêm vitaminas D, B2, B5 e B12, além de iodo, fósforo, potássio e outros nutrientes. Este alimento pode gerar muitos benefícios para os olhos, cabelo e pele, além de reduzir a absorção do colesterol ruim e a fadiga muscular.

Óleos e Plantas

A natureza é muito poderosa e provém muitos tipos de alimentos e plantas que trazem diversos nutrientes para o corpo, como:

  • Café verde: contém antioxidantes essenciais que podem combater o câncer. O café verde não é processado, ou seja, é o café em seu estado puro. Ajuda na redução dos riscos de diabetes e pode acelerar o metabolismo fazendo com que o processo de emagrecimento seja mais saudável e fácil. Experimente os extratos de chá verde, como o Café Verde Puro.
  • Óleo de côco: este óleo contém muitos nutrientes e pode ser aplicado de várias formas, seja cozinhando alimentos, ou hidratando a pele e o cabelo. O óleo de côco é rico em gorduras saudáveis, que ajudam a deixar o corpo mais saudável, e a se ter um peso equilibrado.
  • Azeite: este óleo de azeitona possui gordura monoinsaturada, antioxidantes, vitaminas lipossolúveis (A,D E e K) e pode prevenir muitas complicações de saúde, como o derrame, câncer, arteriosclerose, além de muitos outros benefícios.

Cereais e sementes

  • Aveia: fonte de fibras, este item é obrigatório para quem quer melhorar os níveis de açúcar no sangue ou para as pessoas que sofrem de diabetes, visto que este ingrediente evita a sobrecarga insulina e glicose no sangue.
  • Chia: rica em ômega 3, antioxidantes e cálcio, a chia é ideal para melhorar o sistema cognitivo e aumentar o nível de energia do corpo. Além disso, são ótimas para se comer com salada, leite ou iogurte.

Enfim há uma grande variedade de superalimentos que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável. Aproveite os benefícios que a natureza proporciona e se alimente melhor.