• Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras a partir de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

Menopausa: como surge, sintomas e alternativas

Com o avançar da idade, toda mulher sofre mudanças no corpo e organismo. A menopausa é um processo natural, e os seus sintomas podem ser diferentes de mulher para mulher. Os sinais podem ser a redução da libido sexual, e outros impactos a nível emocional e psicológico. Leia mais a seguir.

O que é a menopausa?

É um período que representa uma nova fase na vida da mulher: o fim da menstruação. É um processo que, normalmente, começa a partir dos 50 anos, por causa da diminuição gradativa do funcionamento dos ovários, em conjunto com a redução da produção de progesterona e estrogênio. Na maioria dos casos, esta perda de hormônios não ocorre de forma imediata. Aos poucos, o corpo vai dando sinais para deixar claro que este período se aproxima. As alterações estão para além do fim da menstruação e da capacidade de gerar filhos. Ocorre também mudanças a nível psicológico, que pode causar depressão e distúrbios do sono; e a nível físico, que pode gerar o fogacho e a secura vaginal.

Quais são os sintomas da menopausa mais comuns?

São muitos os sintomas da menopausa, e eles podem ser diferentes em cada mulher, com diferentes intensidades. Confira os principais:

Fogacho

Mais conhecido como “ondas de calor”, esse é um dos sintomas da menopausa muito recorrente. Geralmente, esta sensação de calor é sentida no rosto e no tórax, mas depois se propaga para todo o corpo. Junto com o calor, muitas mulheres costumam ter transpiração em excesso, tremores, calafrios, palpitações e até mesmo crises de ansiedade. O período de duração dessas ondas de calor pode ser de 1 a 5 anos. Elas são mais sentidas à noite, mas também podem aparecer de dia.

Distúrbios do sono

As ondas de calor mencionadas no item acima podem também causar distúrbios de sono, porém não é só o fogacho que causa isso. Outros fatores também podem causar problemas de sono, como o estresse, ansiedade e depressão. O surgimento da insônia é possível até 7 anos antes da menopausa, e é comum que haja uma piora no último ano da perimenopausa. Entre os distúrbios do sono, também pode acontecer o sono excessivo.

Depressão e alterações do humor

A mulher também pode sentir muitas alterações a nível emocional. Por este motivo, é importante estar atenta a sintomas como irritabilidade constante, tristeza, mudanças de humor frequentes e desinteresse por atividades que antes eram desenvolvidas sem qualquer dificuldade. Tal desinteresse e tristeza profunda podem ser indícios de depressão, uma doença mental muito séria.

Secura vaginal

O organismo de cada mulher reduz a produção de estrogênio com o avançar da idade. Além disso, durante a menopausa, o canal vaginal se atrofia. Estes dois fatores podem causar a secura da vagina, coceira e dor durante o ato sexual. A secura vaginal pode aparecer logo no começo, mas ela é mais forte durante o climatério.

Redução da libido

Entre os sintomas da menopausa, também está a redução ou até mesmo inexistência da libido. Isso pode ocorrer por muitas razões diferentes, como falta de estrogênio, mudanças hormonais, e até mesmo devido à secura vaginal, que pode provocar desconforto e dor durante as relações sexuais. Para te ajudar a aumentar o desejo sexual, o Lady Prelox é um produto natural que pode recuperar a libido e melhorar as atividades sexuais. Ele é ideal para as mulheres que passam por essa fase.

Pele seca e queda de cabelo

Na pré-menopausa, a produção de colágeno costuma ficar menor no organismo. O colágeno é um dos grandes responsáveis pela firmeza e boa aparência da pele. Tendo isso em mente, quando há uma redução da produção dessa substância, a pele tende a ficar mais seca, fina e descamativa, o que resulta em uma aparência mais cansada e menos jovem da mulher. O mesmo acontece com o aspecto do cabelo, visto que a saúde deste se relaciona com a produção de colágeno e estrogênio. Dessa forma, durante a menopausa, é comum que o cabelo mude e fique mais quebradiço e seco.

Quais são os tratamentos para os sintomas da menopausa?

Existem muitos tratamentos e alimentos que podem amenizar os sintomas da menopausa. Veja alguns abaixo:

  • Ácidos graxos de ômega 3: além de amenizar as alterações repentinas de humor, o ômega 3 também pode fortalecer o sistema imunológico.
  • Paroxetina: alivia o fogacho
  • Soja: pode melhorar a saúde geral do organismo e amenizar os sintomas da menopausa.
  • Estrogênio vaginal: pode ser encontrado em pomadas ou comprimidos e são muito eficaz em amenizar a secura da vagina e o desconforto provocado durante as atividades sexuais. Estes produtos liberam uma pequena quantidade de estrogênio, e este é absorvido pela vagina.

Como é o diagnóstico?

Geralmente, o diagnóstico é bem simples. Ele pode acontecer com o resultado de dois principais exames diferentes, são eles:

  • Exame físico: na consulta médica, o profissional especializado provavelmente irá perguntar quando você menstruou pela última vez, e com qual frequência sente os principais sintomas. Na maioria das vezes, estes possíveis sintomas da menopausa são o suficiente para que o diagnóstico seja feito.
  • Exame de hormônio folículo-estimulante (FSH): o diagnóstico também pode ser feito através do exame de sangue que verifica os níveis de e estrogênio e FSH (hormônio folículo estimulante). Ao longo da primeira metade do ciclo menstrual, o FSH é responsável pela estimulação dos óvulos e o amadurecimento destes, em conjunto com o estradiol. Caso você ainda esteja na idade fértil e suspeita estar entrando na menopausa, terá que fazer um teste durante os dias do seu ciclo menstrual. O exame funciona para confirmar a menopausa e também evidenciar os sinais de distúrbios da hipófise. Além deste exame, o médico também pode solicitar um exame de sangue para analisar o TSH (hormônio estimulante da tireoide), visto que o hipotireoidismo pode provocar sintomas parecidos.

Como a ShytoBuy pode ajudar você

A ShytoBuy reuniu produtos naturais que podem amenizar os sintomas da menopausa. Estes produtos estão disponíveis em forma de creme ou cápsulas.

Um deles é o creme Proféria, um creme fácil de aplicar, e que pode equilibrar os níveis hormonais e oferecer um eficaz, rápido e discreto alívio para os sintomas mais comuns da menopausa, como climatério, suor noturno e baixa libido feminina. Você também encontra o Ômega 7, que entre outros benefícios pode ajudar a combater o ressecamento da pele e partes íntimas.