• Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras a partir de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

O que acontece com a libido durante a menopausa?

Fazer sexo não tem idade. A prática é prazerosa, saudável e recomendável até para a saúde, desde que feita com segurança e tranquilidade. Seus benefícios vão muito além do orgasmo, como melhora da pele e maior disposição. Porém, com o avanço da idade, a libido feminina pode diminuir. Isso ocorre por diversos fatores, principalmente com a menopausa. É durante essa fase que o corpo passa por diversas transformações, e ocorre enfraquecimento na produção de hormônios essenciais para o prazer sexual. Mas não há pelo que se preocupar, pois é possível aumentar a libido mesmo durante a menopausa.

O que é a menopausa?

Menopausa é o período de diminuição até a interrupção dos ciclos de menstruação da mulher. Esse processo ocorre com o fim da secreção hormonal dos ovários, mas é denominado dessa forma somente após um ano seguinte à última menstruação. Durante esse intervalo, o corpo interrompe o processo de produção de hormônios ligados à fertilidade, como progesterona (hormônio esteroide ligado à puberdade e essencial para a gravidez) e o estrogênio (hormônio liberado a partir da primeira menstruação, ligado ao desenvolvimento das características femininas no corpo).

Apesar de ligada à terceira idade, não há uma data fixa para que se inicie o processo de menopausa. Em média, ocorre a partir dos 40 anos, mas pode também ocorrer antes desse período como iniciar tardiamente. Quando ela ocorre após os 55, enquadra-se enquanto menopausa tardia.

Sintomas

Antes do período identificado como menopausa, há uma pré-menopausa, quando o corpo inicia um processo de transição e externiza diversos sintomas que anunciam a chegada dessa fase. Não há também um período de duração exato para essa transição, mas ela se caracteriza pela diminuição contínua da menstruação, que passa a acontecer com intervalos mais espaçados, até seu encerramento permanente. Confira abaixo alguns dos sinais:

  • Ausência da menstruação
  • Calor constante e suores durante à noite
  • Diminuição da lubrificação vaginal
  • Insônia
  • Depressão
  • Problemas cardiovasculares;
  • Diminuição da libido (apetite sexual)
  • Osteoporose (perda e enfraquecimento da massa óssea)
  • Alterações na distribuição da gordura corporal;
  • Dificuldade de atenção e memória

Influência da menopausa na libido feminina

A libido feminina não desaparece por completo, ela apenas diminui devido ao desequilíbrio hormonal, pois as mulheres deixam de produzir alguns hormônios, entre eles o estrogênio, o principal hormônio feminino. Então, a redução da produção de estrogênio pode causar uma diminuição do fluxo sanguíneo na vagina, o que provoca um afinamento dos tecidos vaginais, que se tornam menos sensíveis ao estímulo sexual.

Um outro sintoma relacionado à menopausa é o ressecamento vaginal. A falta de lubrificação pode tornar as relações sexuais mais dolorosas, o que causa uma baixa na libido. Vale lembrar que, durante a menopausa, algumas mulheres não se sentem muito desejadas e não gostam de ser tocadas. Isso pode gerar depressão, irritabilidade, fadiga e alterar a libido. Assim, ter prazer na relação sexual e atingir o orgasmo ficam mais difíceis para algumas mulheres.

Mas é muito importante entender o que está acontecendo para buscar lidar com tudo isso da melhor forma, a fim de minimizar todos os sintomas. Entretanto, é bom lembrar que questões físicas, psicológicas, sociais e de relacionamento também podem diminuir o desejo sexual durante a menopausa. O ideal é buscar a ajuda de um profissional, até mesmo para descartar alguma outra condição médica que pode estar causando a perda da libido, como uma infecção urinária ou a endometriose.

O profissional especializado é quem pode lhe indicar o melhor tratamento, onde um dos mais eficazes é a terapia de reposição hormonal. Assim, a mulher não precisa mais conviver com todos esses sintomas tão desagradáveis, incluindo a perda de libido. Além dos tratamentos disponíveis para tratar a diminuição do desejo sexual, é muito importante você manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e gerenciar melhor o estresse.

Como tratar?

Independente da idade, ou se já se encontra em período de menopausa, é importante buscar tratamento e auxílio profissional quando detectado alguns dos sintomas listados. Todos eles influenciam em sua saúde e também no prazer sexual. Com foco no libido, algumas causas em específico devem ser olhadas com atenção, para que o apetite sexual não seja problema durante essa fase. Confira:

Reposição hormonal

Com a diminuição da produção de hormônios durante a menopausa, buscar tratamentos de reposição do estrogênio e progesterona é a maneira mais eficaz. O tratamento ocorre através de comprimidos, gel ou até mesmo adesivos, e atuam revertendo os sintomas como as ondas de calor, ressecamento vaginal, a depressão e também o libido. A falta de umidificação natural (diretamente ligada à falta de produção de hormônio) faz do ato sexual mais doloroso, influenciando para a perda de libido. Assim como a depressão, afinal, o sexo precisa ser alegre e tranquilo para ser bom.

Cuide do seu psicológico

Além dos problemas resultados da falta de hormonização, parte da menopausa e da falta de libido ocorre por desconfortos emocionais. Mesmo que a idade chegue, o sexo é necessário. Para compreender a maturidade, busque opções que te mantenham distante do estresse: cuide do seu corpo, da sua alimentação, pratique esportes, cuide de si mesma, tire um tempo para suas necessidades pessoais. Parte da falta de apetite sexual com o avanço da idade se dá também por insegurança, então trabalhe com seu auto astral. Pense em sexo, pratique-o e veja na prática que não há idade para sentir prazer.

Suplementos naturais

Há também muitos suplementos naturais que podem ajudar a aumentar a libido feminina, mesmo na menopausa. Um dos suplementos mais procurados pelas mulheres é o Lady Prelox, que atua na libido e ajuda a mulher a passar por essa fase da menopausa da melhor maneira possível, sem afetar sua qualidade de vida.