• Seu pedido discreto

    Cuidado e discrição no seu pedido e fatura

  • Frete grátis para todo Brasil

    Nas compras a partir de R$250

  • Proteção de Dados de Cientes

    Os seus dados estão seguros conosco

Cabelos secos: causas e tratamentos

O cabelo seco é aquele que não tem umidade e parece frágil e duro. A umidade inadequada pode ser causada por fontes internas, como o processo de envelhecimento, já que produzimos menos óleo natural à medida que envelhecemos, levando à secura da pele e do cabelo. Mas também pode ser devido a causas externas, como o excesso de alisamento dos fios, exposição exagerada ao sol ou uso excessivo de produtos capilares prejudiciais.

Causas para o cabelo seco

O cabelo seco é desagradável e difícil de manejar, mas para quem usa tratamentos químicos e estiliza os cabelos com frequência, pode ser inevitável. Aqui estão algumas possíveis causas de cabelos secos:

  • Clima - Temperaturas extremas podem causar estragos no seu cabelo. O tempo frio e rigoroso pode retirar a umidade natural do cabelo e deixar os fios e o couro cabeludo secos.
  • Lavagem excessiva - A lavagem excessiva também rouba os óleos naturais dos fios, deixando o cabelo seco. Lavar o cabelo duas ou três vezes por semana é suficiente para mantê-lo limpo.
  • Aparelhos para aquecer e modelar - Rotinas de styling que abusam do calor podem causar estragos em suas madeixas, especialmente se sua dieta for pobre em nutrientes ou se você estiver vivenciando uma flutuação hormonal, como na menopausa.
  • Alterações hormonais - A queda dos níveis de estrogênio também leva à desidratação dos cabelos. A genética também pode causar cabelos ressecados, portanto, se alguém da sua família tiver cabelos secos e danificados, você também poderá ter. O cabelo mais velho também pode ser afetado por hormônios, seja encaracolado ou liso, já que a menopausa provoca uma grande queda no estrogênio, o que causa um efeito de ressecamento na pele e no cabelo.
  • Medicação - Certos medicamentos utilizados para quimioterapia, hipertensão arterial, perda de peso, acne ou antidepressivos também podem afetar os folículos pilosos e levar a cabelos danificados e secos.

Alternativas para cabelos secos

  • O primeiro passo é mudar o seu xampu para um específico para cabelos secos. Um bom xampu para cabelo seco vai devolver a umidade para o seu cabelo e trabalhará suavemente para remover o sebo e a sujeira.
  • Se você está perdendo cabelo porque os fios estão ressecados, considere um shampoo antiqueda, como Shampoo Foligain para Mulheres ou Shampoo Foligain para Homens que estimula os folículos e o crescimento saudável.
  • Você também deve pensar na frequência com que você lava o cabelo, já que a lavagem excessiva leva à secura. Lavar o cabelo uma vez por dia é mais do que suficiente, e alguns especialistas recomendam lavar o cabelo seco apenas três vezes por semana.
  • Ao lavar o cabelo, evite lavar as pontas, que são mais secas e mais propensas à quebra. O xampu irá lavar suavemente enquanto escorre pelos fios, então concentre seus esforços no couro cabeludo - mas lembre-se de ser gentil e não esfregar. Colocar uma pequena quantidade do produto no couro cabeludo e espalhá-lo em movimentos circulares é suficiente.
  • Você também vai precisar de um tratamento para cabelos secos, como um condicionador intensivo, máscara de cabelo ou óleo. Você pode comprar óleos capilares prontos, caso tenha pouco tempo, ou fazer o seu próprio, com coco e azeite de oliva. Esfregue o óleo no couro cabeludo e ao longo dos fios para conferir umidade. Para um estímulo extra, enrole uma toalha quente na cabeça por vinte minutos.
  • Ao enxaguar o cabelo, use água morna ou, se puder, água fria, pois isso ajuda a fechar a haste capilar e manter a umidade dentro dos fios.
  • Se você tem cabelos encaracolados, é provável que precise de mais tratamentos para cabelos secos, pois o formato do fio evita que os óleos hidratantes naturais se movam para baixo facilmente. O cabelo fino e liso, no entanto, precisa de menos tratamento, para evitar que fique pesado.
  • Você também pode usar um shampoo seco quando quiser renovar a aparência sem lavar os cabelos. Mas atenção: o uso do produto deve ser restrito a uma ou duas vezes por semana, pois ele pode roubar a umidade dos fios, tornando-os secos.

Como a ShytoBuy pode ajudar você?

A ShytoBuy traz para você o TRX2 Condicionador Bio Active, que dá volume, protege e hidrata intensamente. Aqui você também encontra a revolucionária Chapinha Inverse, um sistema para hidratar e revitalizar o cabelo com o poder do frio.