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5 dica incríveis para melhorar o funcionamento do sistema digestivo

Você conhece os benefícios de um perfeito funcionamento do sistema digestivo?

sistema-digestivo

Além de causar ótimas sensações de bem-estar nas pessoas, sem aquele aperto na barriga comum do intestino preso, um sistema digestivo com o funcionamento correto auxilia na imunidade do organismo e ajudar a combater possíveis doenças.

Ele também tem cargo de responsabilidade no equilíbrio do metabolismo do indivíduo, ajudando no processo de emagrecimento e queima de gorduras. Portanto, quem deseja ter um corpo saudável e disposto precisa cuidar bem de seu sistema digestivo!

Se você está interessado no assunto e quer saber mais sobre como proporcionar qualidade à sua vida através do seu grupo digestório, este matéria é para você! Aqui vamos te contar 5 dicas incríveis para melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Confira!

1. Consumir os superalimentos

Alguns alimentos de uma dieta são considerados super pelo fato de conterem, além de vitaminas e minerais, alguns outros compostos que ajudam na manutenção da saúde do organismo das pessoas. Essas comidas, porém, muitas vezes são deixadas de lado na hora do mercado, por serem em sua maioria frutas, legumes e sementes. Entre os superalimentos que você deve inserir no seu cardápio para buscar uma melhoria no funcionamento não só do seu sistema digestivo, mas sim do corpo como um todo, podemos mencionar brócolis, batata-doce, chia, óleo de coco, castanhas, couve e outras verduras.

2. Beba MUITA água!

Com a rotina corrida que as pessoas costumam ter hoje em dia, muitas delas acabam esquecendo de ingerir o componente mais importante de todos: a água! Repleto de nutrientes essenciais para a saúde humana, esse líquido pode até mesmo ser considerado um sinônimo de vida.

Assim como os superalimentos, uma boa hidratação tem efeitos positivos não só no seu conjunto digestório, mas também em todo seu organismo. Afinal, até 75% de nossa massa corporal é composta de água, não é mesmo? Então trate de se manter hidratado constantemente ao longo do dia, e não só quando a sede bater – pois aí você já estará desidratado.

3. Mastigue bem os alimentos

Sim, isso mesmo que você leu! Essa dica também é essencial para aquelas pessoas que mencionamos no tópico acima, que vivem com pressa como se o mundo fosse acabar amanhã. Muitos se preocupam em comer o mais rápido possível para não perder tempo, e acabam não mastigando os alimentos da maneira adequada.

Quanto mais você mastiga, mais sua saliva age sobre a comida, facilitando a quebra dos carboidratos e a digestão pelo conjunto digestório. Portanto, coma devagar, com calma e respirando corretamente. Sua comida não vai fugir de você!

4. Coma mais fibras!

Você sabia que as fibras têm uma enorme função no sistema digestivo? Elas reduzem a velocidade da digestão, fazendo com que o organismo controle a entrada de glicose no sangue e regule o nível de açúcar. Elas também ajudam a evitar a constipação, a famosa prisão de ventre, quando há uma dificuldade em evacuar as fezes. Bons alimentos fibrosos são: feijão, castanhas, maçã, aveia, por exemplo.

5. Adicione probióticos à sua dieta

Temos uma pergunta para te fazer: você já ouviu falar em probióticos? Apesar de serem bactérias, esses organismos vivos trazem benefícios à flora intestinal daqueles que os consomem. Os probióticos auxiliam na absorção de nutrientes nos intestinos, fortalecendo o sistema imunológico.

Os alimentos que mais costumam apresentar essas bactérias em sua composição são os derivados do leite, como iogurtes, kefir, alguns queijos e leites fermentados (aqueles com lactobacilos vivos). Outras comidas que tem boas quantidades de probióticos são as derivadas da soja, o chucrute, e pães integrais, por exemplo.

Se você não gosta desses alimentos e prefere uma solução mais fácil de ingerir, confira nossos produtos ricos em probióticos e perfeitos para manter um sistema digestivo balanceado.